Tendo em vista que as tecnologias e a internet fazem parte da realidade do mercado atual, milhares de dados são processados diariamente pelas organizações. Porém, um dado enviado ou armazenado de maneira incorreta pode trazer muitos problemas, como o vazamento do mesmo, que prejudica a segurança e a reputação da empresa.
Por isso, o armazenamento e a proteção de dados na nuvem é um assunto que está em alta. Afinal, ele tem grande importância para o andar seguro dos processos empresariais. Todavia, esse tema também tem gerado muitas dúvidas, principalmente pela falta de conhecimento das tecnologias e de suas funcionalidades.
Você sabe o que é armazenamento de dados e segurança na nuvem? Já ouviu falar em cloud storage ou cloud security? Ainda não conhece os benefícios que esses sistemas podem trazer para a sua empresa?
Se a sua resposta foi não para todas as perguntas acima, preste muita atenção! A seguir, vamos te explicar tudo sobre a segurança na nuvem e suas vantagens.
O que é segurança na nuvem e como ela funciona?
A segurança na nuvem, ou “cloud security”, do inglês, é uma ferramenta de segurança digital responsável por proteger os dados e a infraestrutura digital da sua empresa. Com seus protocolos e ferramentas, ela mantém a organização livre do vazamento de dados e de ataques cibernéticos.
Isso significa que, com boas práticas de armazenamento na nuvem, os dados ficam protegidos dentro de servidores na internet. Esses servidores são programados para garantir a privacidade e a segurança de todas as informações armazenadas.
Na prática, cada documento, aplicativo, mensagem, login e informação sigilosa da sua empresa fica armazenado na nuvem, de forma online. Então, com o sistema e os protocolos de cloud security, são criadas barreiras para o acesso dessas informações, como senhas, criptografias e confirmações em duas etapas. Além disso, ele também cria backups dos dados para que possam ser restaurados em caso da perda dos originais.
Tudo isso contribui para a segurança digital e para a prevenção de vazamento ou roubo de dados.
Cada provedor de segurança na nuvem tem os seus próprios processos. No entanto, todos eles seguem algumas práticas básicas para o correto armazenamento na nuvem.
Ferramentas e práticas para a segurança na nuvem
Existem várias ferramentas e boas práticas para garantir a segurança de dados na nuvem. No geral, elas são implementadas para permitir que apenas os usuário autorizados tenham acesso e controle dos dados armazenados no servidor.
Um dos principais procedimentos, por exemplo, é a criptografia de dados, que constrói uma barreira para proteger esses dados e impedir que terceiros tenham acesso. Dessa forma, é preciso ter uma chave para decifrar o código e, assim, visualizar os dados.
Além da criptografia, outras estratégias que permitem a segurança na nuvem são:
- Microssegmentação: é uma técnica de segurança de rede que divide o data center em diferentes segmentos de segurança, geralmente de acordo com o cargo de trabalho individual. Isso permite a definição de controles para reduzir os danos que os invasores podem causar.
- Firewalls de próxima geração: também conhecido como next generation firewall, esse recurso é mais potente do que um firewall tradicional, pois é capaz de impedir até as ameaças mais avançadas por meio da inspeção e bloqueio de portas e protocolos.
- Inteligência de detecção e prevenção de ameaças: essa inteligência artificial é responsável por verificar e monitorar todo o tráfego, a fim de identificar e bloquear malwares e outras ameaças.
Vale lembrar que, além de todas as informações armazenadas, os protocolos de segurança também devem proteger os roteadores, os servidores, as máquinas e os sistemas operacionais.
Os recursos acima são tecnologias que todas as empresas devem utilizar para manter a segurança de seus sistemas computacionais. No entanto, é importante ter em mente que o provedor da nuvem não cuidará de tudo. Evidentemente, é ele que tem o conhecimento de toda a arquitetura da nuvem para configurar o servidor e assegurar a proteção de todos os dados. Porém, a sua empresa também tem responsabilidade em manter a segurança digital.
Isso significa que você e a sua equipe devem tomar muito cuidado com o manuseio e envio de dados pela internet, para que não caia nas mãos de pessoas mal intencionadas.
Ainda não tem certeza de que a segurança na nuvem é mais eficaz e resistente que outros métodos de proteção digital? Então veja 5 benefícios que comprovam a eficiência desse recurso.
5 vantagens que comprovam a eficiência do armazenamento na nuvem
Proteção contra ataques e roubos
Com o uso de criptografia para acessar as informações no sistema, é extremamente difícil acessar os dados sem autorização. Desse modo, a segurança na nuvem protege os dados da sua empresa contra hackers que buscam atacar a sua rede para vazar informações ou então praticar roubos maliciosos.
Segurança dos dados pessoais
Além de informações e arquivos confidenciais da empresa, a segurança na nuvem também protege dados confidenciais, como contatos dos clientes e contratos. É a melhor maneira de evitar que seus dados caiam nas mãos de pessoas erradas.
Controle rígido dos acessos
O controle dos acessos é assegurado por diversas etapas: o login correto, a senha, a autenticação em dois fatores, entre outros recursos. Além disso, é possível limitar o acesso de informações a determinadas pessoas ou setores. Isso significa que as informações do setor financeiro ficam restritas aos responsáveis pela área, sem que outros colaboradores não autorizados visualizem os arquivos e transações.
Maior disponibilidade de acesso
O armazenamento em nuvem permite que você acesse os dados a qualquer momento, além de editá-los ou apagá-los sempre que necessário, assim como uma pasta no computador. E, com a disponibilidade de monitoramento e suporte em tempo real, as questões de segurança podem ser tratadas a todo momento.
Possibilidade de recuperação dos arquivos
Em caso de perda de algum documento ou dado importante, é possível recuperá-lo por meio de um backup que o próprio provedor fornece. Isso reduz o impacto de qualquer comprometimento de dados. O mesmo acontece se houver algum ataque, pois os dados são armazenados em vários servidores, permitindo a recuperação de documentos por inteiro.
Também é importante ressaltar que um provedor de nuvem disponibiliza todo o suporte técnico que você precisa. Com inteligências artificiais, microssegmentação e profissionais experientes e capacitados no assunto, a sua empresa terá recursos resistentes e robustos para proteger os seus dados com tanta segurança quanto um sistema local.
Mantenha os dados da sua empresa sempre seguros
A Brain Tecnologia pode te ajudar com a melhor estrutura para a segurança na nuvem. Fornecemos um armazenamento em nuvem com alto nível de segurança, permitindo que o seu negócio aproveite todas as vantagens do Cloud Storage. Além disso, nosso sistema de última geração permite que você tenha toda agilidade, praticidade e eficácia no acesso e armazenamento de informações, com proteção dos seus dados em qualquer lugar!
Pode confiar! Somos uma empresa com diversos diferenciais para assegurar o sucesso e a segurança de todos os seus projetos de TI. Atuamos em todo o território brasileiro com um time de suporte qualificado para solucionar suas demandas.
Além do Cloud Storage e segurança, também trabalhamos com data center, consultoria em TI, locação de notebooks e outras soluções. Entre em contato e saiba mais sobre nós.
Não perca nenhuma novidade da Brain! Acompanhe o nosso blog e visite-nos nas redes sociais: Facebook, LinkedIn e Instagram! Até a próxima!