Nos dias atuais, é impossível imaginar uma empresa atuando completamente sem tecnologia. Dos computadores aos servidores, das redes de wi-fi aos sistemas de armazenamento de dados, toda empresa necessita de uma boa infraestrutura de TI para o sucesso das operações. A questão é que, por mais moderno que o seu setor de TI seja, ele ainda pode apresentar alguns problemas de TI. Identificar os motivos pelos quais eles ocorrem é fundamental para preveni-los e, assim, evitar impactos negativos nas operações.
Neste artigo, a Brain traz para você uma lista com os principais problemas de TI e como evitá-los. Confira!
Os problemas de TI mais comuns nas empresas
Existem diversos problemas com tecnologias que as empresas podem enfrentar se não possuem uma boa gestão de TI. Esses problemas podem afetar a produtividade, a segurança, a eficiência e a continuidade dos negócios.
Estes são alguns dos problemas de TI mais comuns nas empresas:
Instabilidade na conexão com a internet
Uma conexão de internet instável pode prejudicar significativamente as operações da sua empresa. Afinal, a internet é essencial para a comunicação e para o acesso a dados, sistemas e aplicativos online. Sem essa conexão estável com a internet, é possível ver o impacto na produtividade da equipe e no contato com os clientes.
Para evitar esse problema, é preciso manter os servidores e hardwares sempre atualizados, garantindo um bom sinal de internet.
Pouca segurança no armazenamento de dados
A segurança dos dados é uma preocupação crescente para as empresas, especialmente com o aumento das ameaças cibernéticas. A falta de medidas adequadas de segurança, como firewalls, criptografia e autenticação de dois fatores, pode expor a empresa a roubos e vazamentos de dados.
Por isso, é essencial buscar maneiras de proteger os dados da empresa e dos clientes, especialmente se eles são armazenados em nuvem. Nesse caso, é preciso contratar uma empresa especializada em segurança na nuvem, protegendo o seu negócio dos crimes virtuais.
Aparelhos obsoletos
O uso de equipamentos de TI obsoletos pode levar a uma problemas de desempenho, falta de suporte e vulnerabilidades de segurança. Além disso, com aparelhos lentos e desatualizados, você tem menos produtividade e eficiência operacional. Sem falar nos prejuízos financeiros gerados pela constante necessidade de reparar danos ou trocar peças, não é mesmo?
O ideal é investir na atualização dos computadores, hardwares e softwares, buscando o que há de mais moderno no mercado. A melhor maneira de fazer isso é com o aluguel de equipamentos de TI, que permite o uso de aparelhos modernos por um excelente custo-benefício.
Servidores lentos
Servidores lentos podem causar atrasos significativos no acesso a informações e aplicativos, o que é um grande gargalo para o desempenho do time. Imagine só esperar dois, cinco, dez minutos apenas para um arquivo abrir. Além de ser frustrante, é prejudicial para os resultados da empresa.
Isso pode ocorrer devido à baixa capacidade de processamento ou ao espaço de armazenamento insuficiente no computador. É por isso que a manutenção regular e a atualização dos recursos são indispensáveis para evitar esse problema.
Demora no suporte técnico
Quando incidentes de TI acontecem, é preciso procurar rapidamente um suporte técnico para reverter a situação. Porém, se o suporte de TI demora para resolver os problemas técnicos, os serviços podem passar muito tempo paralisados, levando ao atraso nas entregas e à insatisfação dos clientes.
Portanto, é crucial que a sua empresa tenha um parceiro confiável para realizar o suporte técnico, atendendo rapidamente às suas demandas.
Como você pode ver, todos os problemas citados, além de trazer consequências para o desempenho da empresa, também trazem prejuízos financeiros. A internet instável, os servidores lentos e o uso de aparelhos obsoletos resultam na baixa eficiência, limitando a capacidade de inovação e de crescimento financeiro do negócio.
Além disso, a falta de segurança no armazenamento de dados pode resultar em violações de dados e perda de confiança dos clientes, afetando a reputação e os resultados comerciais.
Percebeu que alguns desses incidentes e problemas acontecem com frequência no seu negócio? Então, é preciso buscar uma solução o quanto antes.
Como evitar esses problemas no TI da sua empresa?
Para resolver, controlar e evitar todos esses problemas de TI, é preciso buscar soluções especializadas em tecnologia e informática. Existem várias empresas atualmente no mercado que possuem conhecimento e expertise para fornecer soluções confiáveis, como redes estáveis, segurança de dados na nuvem, suporte técnico ágil e muito mais.
A Brain Tecnologia tem todos os serviços que a sua empresa procura para prevenir incidentes de TI. Veja como podemos te ajudar:
Locação de equipamentos de TI: com as nossas soluções, a sua empresa tem acesso a uma infraestrutura de TI especializada. Fornecemos roteadores e access points para garantir a qualidade da rede em sua empresa. Além disso, realizamos a locação de computadores e notebooks atualizados, garantindo o desempenho que você merece.
Cloud e segurança: esse serviço é indispensável para tornar o armazenamento de informações na nuvem mais seguro. Trabalhamos com as melhores tecnologias de computação em nuvem para garantir a alta disponibilidade e segurança dos seus dados, como a criptografia, autenticação e monitoramento contínuo.
Data center: por meio de uma infraestrutura robusta e confiável de servidores e sistemas de armazenamento, todos os dados da sua empresa estarão sempre seguros e disponíveis para que toda a equipe possa usufruir. A Brain cuida para que seus dados e serviços críticos estejam seguros e redundantes em seu data center.
Suporte de TI: nossa equipe especializada fornece um suporte técnico rápido e eficiente para solucionar questões relacionadas à rede, hardware, software e segurança. Realizamos manutenção preventiva e atualizações regulares dos equipamentos para evitar falhas e garantir que a sua empresa desfrute do melhor que a tecnologia tem a oferecer.
Além disso, fornecemos à sua empresa uma gestão completa de TI, com serviços como outsourcing de TI, Office 365, TI para eventos e outras soluções. Precisou de ajuda para lidar com problemas de TI? É só entrar em contato.
Para mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog e as redes sociais: Facebook, Instagram e LinkedIn.