Você está em busca de computadores para a sua empresa e se deparou com as workstations, mas tem dúvidas sobre se elas são a escolha ideal? Então você acaba de chegar no lugar certo. Aqui, vamos te explicar o que são as workstations, suas vantagens e como otimizar seu negócio com esses equipamentos.
Em determinados setores e atividades profissionais, a demanda por computadores de alto desempenho é crucial. Eles viabilizam a realização de tarefas complexas, como processamento de dados, edição de vídeos e programação 3D sem problemas ou dificuldades operacionais.
É nesse contexto que as workstations entram como uma escolha vantajosa, proporcionando a performance necessária para trabalhar de forma contínua, sem enfrentar interrupções, travamentos e outras limitações.
Siga a leitura e saiba mais sobre esses equipamentos de TI.
O que são as workstations?
As workstations, ou “estações de trabalho” em tradução livre, são computadores projetados especialmente para lidar com atividades complexas que exigem um alto desempenho. À primeira vista, a workstation pode parecer igual a um desktop comum, com características físicas similares. Todavia, a diferença está nos componentes internos, como CPU, unidade de processamento gráfico, memória RAM, armazenamento e muito mais.
Ou seja, o que difere essas máquinas dos computadores e notebooks convencionais é que, por serem montadas de maneira personalizada, elas têm maior capacidade de memória e processamento.
Dessa forma, uma workstation se destaca pela capacidade de suportar cargas de trabalho intensas. Isso inclui edição de imagens, programação de aplicativos, animação 3D, criação de projetos de engenharia ou arquitetura, dentre outros.
Vantagens do uso de workstation para empresas
As workstations possuem vários diferenciais em relação aos outros equipamentos, trazendo grandes benefícios para as empresas. Aqui estão as principais vantagens:
Aumento do desempenho
Cada workstation é equipada com os componentes necessários para as atividades realizadas pela sua equipe. Desse modo, ele é produzido com processadores de alto desempenho, GPUs potentes e alta capacidade de memória. Isso não só permite que a máquina lide com processamentos computacionais intensos, mas também otimiza a realização de tarefas, o que resulta no aumento da produtividade dos colaboradores.
Personalização modular
Como dito acima, as workstations são projetadas especificamente de acordo com cada necessidade, sendo uma máquina totalmente personalizada. Ou seja, se você precisa modelar um projeto ou produto 3D, a workstation terá as peças e aplicações adequadas para suportar essa demanda.
Redução de problemas de TI
Devido ao processamento da workstation, sua equipe pode trabalhar tranquilamente, sem enfrentar problemas como travamentos ou falhas de hardwares. Além disso, vale lembrar que as peças são atualizadas e de alta qualidade, o que evita o excesso de pausas e atividades para manutenção, que são mais frequentes em computadores com menor vida útil.
Investimento de longo prazo
As workstations são mais duráveis e personalizáveis, o que representa um excelente investimento a longo prazo. Afinal, a sua empresa não precisará gastar com a substituição de equipamentos com frequência, de modo que é possível apenas adequar os componentes das máquinas conforme o aumento das demandas de cada setor.
Isso também gera uma economia para o seu negócio, pois tal investimento evita gastos excessivos com recursos não utilizados.
Quais setores podem se beneficiar das workstations?
Se você trabalha com softwares que requerem alto desempenho e capacidade de processamento para suas atividades, a workstation será a sua maior aliada. Alguns dos setores e atividades que podem se beneficiar desse equipamento são:
- Arquitetura;
- Engenharia;
- Design gráfico;
- Design digital;
- Design industrial;
- Produção audiovisual;
- Desenvolvimento de jogos;
- Análise de dados;
- Pesquisa científica;
- Setor financeiro;
- Setor da saúde e laboratórios médicos.
Como você pode ver, o uso de workstation vale a pena para qualquer setor que exija processamento intensivo de dados, gráficos e algoritmos complexos. Essas máquinas são projetadas para atender às demandas específicas do seu setor e, assim, maximizar seu rendimento.
Comprar ou alugar workstation: o que é mais vantajoso?
Agora que você já sabe dos benefícios das workstations para a sua empresa, deve estar pronto para adquirir esses equipamentos. No entanto, será que a compra de workstation é vantajosa? Ou será que é melhor optar pela locação?
A decisão entre a compra ou locação de workstations não é difícil, tanto em vista que o aluguel é a opção mais vantajosa por diversas razões.
Primeiramente, a locação reduz vários custos. Isso porque a compra envolve um gasto muito alto, que pode impactar negativamente o fluxo de caixa e limitar recursos para outros investimentos essenciais. Já a locação permite distribuir o custo ao longo do tempo, pois a sua empresa paga parcelas mensais definidas no pacote contratado.
Além disso, a tecnologia avança rapidamente. Com a locação de workstations, a sua empresa tem acesso a equipamentos sempre atualizados, sem precisar se preocupar com trocas constantes.
Por último, mas não menos importante, os contratos de locação também incluem o serviço de manutenção ou suporte de TI. Então, sempre que um equipamento apresentar problemas, profissionais de tecnologia estarão à sua disposição para resolver a situação, reduzindo o tempo de inatividade e os custos associados.
Quando o assunto é locação de equipamentos de TI e suporte técnico especializado, a Brain Tecnologia é a solução. Estamos aqui para garantir economia, praticidade e eficiência nas mais diversas soluções de TI. Com os aparelhos e componentes mais modernos do mercado, realizamos a locação de workstation em grande escala para o seu negócio.
Além disso, também trabalhamos com a locação de computadores, outsourcing de TI, Office 365, data center e muito mais. Para saber mais sobre cada serviço e solicitar uma proposta personalizada, entre em contato com o nosso time.
Gostou das vantagens da locação de workstations? Para conferir mais conteúdos como esse, acompanhe o nosso blog e as nossas redes sociais: Instagram, Facebook e LinkedIn.