Toda empresa que possui foco no crescimento constante sabe da importância de usar tecnologias a seu favor. As soluções de TI otimizam atividades e ajudam no aumento dos resultados de muitos negócios.
Contudo, para que todas as tecnologias funcionem sem problemas, é preciso ter atenção. Afinal, até mesmo as grandes empresas estão sujeitas a falhas e vulnerabilidades em sua infraestrutura de TI. Para identificar esses pontos de melhoria e evitar qualquer empecilho, é essencial buscar um serviço de diagnóstico de TI.
Entenda como o diagnóstico de TI é feito e veja os benefícios que ele traz para a sua empresa.
O que é um diagnóstico de TI?
O diagnóstico de TI, também chamado de diagnóstico de tecnologia ou diagnóstico de informática, é uma solução que avalia todos os aparelhos e processos tecnológicos de uma empresa em busca de possíveis problemas ou pontos fracos que podem ser melhorados.
Não são apenas os computadores e notebooks que entram nessa análise. A avaliação é completa, verificando hardwares, softwares, periféricos, sistemas, redes e todos os recursos de tecnologia que a empresa utiliza.
Esse diagnóstico é essencial por dois motivos principais:
1) Ajuda a evitar que falhas aconteçam e comprometam os processo da empresa;
2) Permite reduzir custos com manutenções corretivas e com substituições de equipamentos de TI.
Inclusive, os técnicos especialistas conduzem o diagnóstico de TI com base em quatro grandes pilares, que são basicamente os objetivos que o diagnóstico deve ter:
- Segurança;
- Desempenho;
- Redução de riscos;
- Aumento da produtividade.
Ao seguir esses pilares, o profissional busca as soluções mais adequadas à realidade da empresa, trazendo ganhos para a segurança de dados, dos equipamentos e para a performance dos colaboradores.
Além disso, o diagnóstico de tecnologia também permite identificar o nível de maturidade da infraestrutura da empresa.
Entenda melhor como esse processo funciona.
O que significa maturidade na área de TI?
A área de TI é composta por inúmeros equipamentos e processos. Existem empresas que usufruem o máximo das oportunidades que as tecnologias oferecem. Outras, no entanto, ainda estão se adaptando às transformações digitais e não atingiram ainda todo o seu potencial.
É disso que se trata a maturidade de TI. Ela possui várias etapas, que são definidas de acordo com as soluções tecnológicas adotadas pela empresa e como elas são agregadas à rotina de trabalho.
Quer descobrir qual é a maturidade de TI da sua empresa? Então, antes disso, você precisa conhecer os níveis de maturidade existentes:
Nível 1 – TI Reativa
É a etapa mais primária de maturidade, em que as soluções na área de TI ainda estão dando seus primeiros passos.
Nesse estágio, os recursos de TI são implementados por pura necessidade, sem padrões ou planejamento. Além disso, a empresa com uma TI reativa raramente possui especialistas na área de tecnologia. Por isso, os resultados são esporádicos, sendo percebidos apenas na resolução de problemas momentâneos, e não no crescimento do negócio.
Nível 2 – TI Eficiente
A diferença do nível 1 para esse é que, nessa etapa, os processos de TI já são mais definidos e padronizados e, consequentemente, mais eficientes.
Porém, o setor de TI ainda não atua de forma estratégica. Suas atividades ainda estão restritas ao atendimento de demandas específicas, de forma reativa. Em alguns casos, os profissionais proporcionam soluções preventivas, o que reduz uma parcela de problemas com tecnologias na empresa.
Nível 3 – TI Efetiva
Etapa em que a área de TI já apresenta mais maturidade, força e autonomia. Então, em vez de aguardar solicitações e demandas, o TI já tem a capacidade de identificar o que é melhor para o negócio e agir em prol dessa melhoria.
É possível perceber que a empresa tem uma TI efetiva quando a área apresenta uma postura de autogestão, priorizando projetos, estabelecendo objetivos e acompanhando os resultados de seu desempenho.
Nível 4 – TI Estratégica
É o nível mais alto de maturidade de TI, em que as soluções tecnológicas realmente trazem diferenciais competitivos para o negócio. O setor trabalha de forma estratégica e proativa, mensurando resultados e utilizando eles para ter informações valiosas que permitem não só o crescimento do setor, como também de toda a empresa.
Uma TI estratégica participa ativamente das transformações internas e externas do negócio. Ela precisa trazer inovações que se transformem em vantagens para todos, como desde os colaboradores até os clientes.
A relação entre o diagnóstico de tecnologia e a maturidade de TI
Como você pode ver, o TI de uma empresa pode se encaixar em diferentes níveis de maturidade. Muitos acreditam que empresas pequenas possuem uma TI reativa, enquanto grandes empresas têm uma TI estratégica. Mas nem sempre isso é verdade.
Para descobrir qual a maturidade de TI do seu negócio, é essencial realizar um diagnóstico do setor.
Esse processo é recomendado para qualquer tipo de empresa, desde as que estão tendo o primeiro contato com as tecnologias até as que desejam usar esses recursos de forma mais estratégica.
Além de compreender a maturidade de TI da sua empresa, o diagnóstico de tecnologia também ajuda a identificar oportunidades, mapear riscos, implementar soluções e otimizar a infraestrutura de TI.
Por que é importante fazer um diagnóstico de TI?
Como você pode ver, o diagnóstico de TI traz diversos benefícios para a empresa. Essa solução permite que você conheça a realidade de TI do seu negócio para entender qual caminho deve seguir para melhorar o setor e corrigir falhas.
Caso você ainda esteja em dúvida sobre buscar ou não um diagnóstico de tecnologia para o seu negócio, não pare por aqui. Vamos recapitular os benefícios desse processo:
- Reduz e evita problemas relacionados aos aparelhos de TI e à conexão com a internet;
- Proporciona mais agilidade nos processos tecnológicos utilizados pela empresa;
- Aumenta a segurança dos dados processados pelos computadores;
- Otimiza o desempenho dos aparelhos e também da equipe;
- Alinha o setor de TI com todos os setores da empresa, para atingirem os mesmos objetivos;
- Ajuda a empresa a trabalhar para aumentar o nível de maturidade da TI.
Porém, o diagnóstico de TI para empresas não deve ser feito por qualquer pessoa. É preciso que essa tarefa seja realizada por um profissional especializado. Caso contrário, o levantamento equivocado pode trazer muitos riscos para o seu negócio.
Um parceiro especializado analisa profundamente todos os processos e demandas da sua empresa. Por ter conhecimento amplo na área de tecnologia, ele conhece diferentes realidades de negócios e sabe exatamente quais soluções devem ser adotadas para atender às necessidades da sua empresa e elevar a maturidade de TI.
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