Brain Tecnologia - Outsourcing de TI

A portabilidade e a economia de espaço vêm se tornando fatores extremamente relevantes quando se trata de equipamentos como computadores. A fim de suprir essa demanda e atender cada vez mais setores, os notebooks começaram a se tornar cada vez mais potentes. Neste contexto, o notebook com placa de vídeo dedicada surgiu como uma novidade capaz de unir potência e portabilidade, caindo como uma luva para profissionais que executam tarefas altamente sofisticadas.

notebook-com-placa-de-video

No artigo de hoje falaremos sobre o que é uma placa de vídeo dedicada, onde esse tipo de componente é utilizado, o que levar em consideração ao procurar por um notebook com placa de vídeo dedicada e muito mais. Quer saber mais sobre esse tema? Venha conosco!

O que é uma placa de vídeo dedicada? Qual a importância desse tipo de tecnologia?

notebook-com-placa-de-video

A placa de vídeo dedicada é um componente à parte, ou seja, ela não é acoplada com a placa mãe e por isso toma mais espaço. No entanto, ela não precisa dividir a memória RAM com o processador, garantindo mais velocidade e poder de processamento gráfico para a máquina.

Os computadores com placa de vídeo dedicada são mais poderosos, já que o componente é separado das outras peças. A GPU offboard se beneficia tanto pela quantidade consideravelmente maior de memória disponível quanto pelo processador interno que faz toda a renderização sozinho.

Por isso a nomenclatura “dedicada”, significando que a única tarefa dessa peça é renderizar gráficos.

Um notebook com placa de vídeo dedicada proporciona um salto significativo no desempenho computacional, acelerando tarefas como a análise de dados e, consequentemente, otimizando a tomada de decisões. Programas de edição de vídeo e de figuras 3D, conhecidos por serem muito pesados, funcionam de forma perfeita nesse tipo de equipamento.

Quais são os profissionais e os setores que mais necessitam de notebook com placa de vídeo dedicada?

notebook-com-placa-de-video

Nesse momento você deve estar se perguntando “pra quê utilizar um aparelho tão potente?”, não é mesmo? Um dos principais pontos focais é o uso em agências governamentais que lidam com dados do censo, estatísticas econômicas, análise de segurança pública, entre outras. Da mesma forma, institutos de pesquisa podem utilizar computadores com GPUs potentes para realizar simulações complexas, análises de modelos climáticos, estudos de epidemiologia e outras pesquisas avançadas. 

No entanto, o uso de um notebook com placa de vídeo dedicada é extremamente importante em áreas como a construção civil e a arquitetura. Para profissionais desses setores, usar um notebook com placa de vídeo dedicada é absolutamente necessário para a elaboração de modelagens 2D ou 3D.

Quem trabalha com a edição de vídeos também se beneficia bastante de um notebook com placa de vídeo dedicada, pois os softwares de edição audiovisual são conhecidos por serem muito pesados, causando muitos travamentos e retrabalhos em máquinas menos potentes.

O que levar em consideração ao procurar por um notebook com placa de vídeo dedicada?

notebook-com-placa-de-video

A escolha de um notebook com placa de vídeo dedicada depende, em primeiro lugar, do uso pretendido e das necessidades específicas do usuário. Ou seja, o primeiro passo é entender para qual tarefa você pretende utilizar esse aparelho.

Ao escolher os modelos, verifique as especificações da placa de vídeo. Fique de olho na quantidade de memória VRAM (memória RAM de vídeo), ao tipo de GPU (por exemplo, NVIDIA ou AMD), à geração da GPU e às características específicas que cada opção oferece, como Ray Tracing ou Tensor Cores, se aplicável. 

Comprar ou alugar notebook com placa de vídeo dedicada? Qual a melhor opção?

notebook-com-placa-de-video

O aluguel de equipamentos de TI é uma solução que muitas empresas vêm adotando, dadas as vantagens em relação à compra. Algumas delas são:

Manutenção inclusa por contrato: Quando um equipamento apresenta problemas, procurar por assistência técnica ou peças de reposição pode ser uma verdadeira odisseia, não é mesmo? Na locação de notebooks, isso não é um problema, pois a manutenção dos equipamentos geralmente está inclusa no contrato e é feita o quanto antes, de forma a não prejudicar a produtividade na sua empresa.

Baixo investimento inicial: A aquisição de computadores não é nem um pouco barata. Agora imagine só comprar todos os computadores de uma só vez: além de ser uma despesa muito grande, também pode comprometer o orçamento empresarial para outros investimentos. 

Felizmente, a locação de equipamentos de TI elimina o peso do investimento inicial, além de promover uma redução de custos em geral, pois a sua empresa fecha um pacote de computadores e paga o mesmo valor mensalmente. 

Dedução de impostos: Muitos gestores não sabem disso, mas a locação de computadores e notebooks se enquadra como um gasto operacional (OPEX). 

Com isso, as empresas que optam pelo regime de Lucro Real podem inserir essa despesa na declaração do IRPJ e, assim, ter até 100% de dedução no imposto de renda.

Equipamentos sempre atualizados: Todo gestor que compra computadores e notebooks sabe que, em determinado momento, eles se tornarão obsoletos e serão incapazes de desempenhar bem as tarefas para as quais foram adquiridos, afinal, a tecnologia anda a passos largos.

Na locação, basta conversar com a empresa responsável e solicitar a substituição dos equipamentos por outros mais atualizados.

Quando se trata de alugar notebook com placa de vídeo dedicada, assim como qualquer outro equipamento de TI, o ideal é contar com fornecedores confiáveis.

Uma empresa como a Brain Tecnologia, que possui locação à pronta entrega em qualquer lugar do Brasil é um bom exemplo, aliando confiabilidade, qualidade e agilidade na prestação de serviços tecnológicos!

Na Brain Tecnologia, você pode realizar a locação de notebook com placa de vídeo dedicada para atender as demandas do seu negócio! Nossos pacotes de locação são planejados conforme a sua demanda, para que a sua empresa desfrute do melhor que a tecnologia tem a oferecer. 

Além da locação de notebooks e tablets, também somos especialistas em outras soluções tecnológicas, como Office 365, Cloud e Segurança, locação de equipamentos de TI e mais. Fale com a nossa equipe e conheça todos os nossos diferenciais. 

Para mais textos como esse, acompanhe o blog e as redes sociais da Brain: Facebook, LinkedIn e Instagram. Até mais! 

Abrir WhatsApp
Precisa de Ajuda?
Olá 👋 Posso ajudar? Para saber sobre TI para sua Empresa 🏢 é só mandar mensagem 😉