Quando se trata de servidores, a capacidade e velocidade são fatores decisivos. Para manter aplicações exigentes em alta performance, muitos administradores de TI recorrem aos servidores com memória flash. No entanto, o custo desse tipo de servidor pode ser muito alto para pequenas e médias empresas. Neste cenário, os servidores híbridos se revelam como uma ótima opção aliada a um ótimo custo-benefício.
Na conversa de hoje explicaremos o que são servidores híbridos, o que os diferencia dos servidores que usam exclusivamente memória flash ou hard disk, qual a segurança desses tipos de servidores, quais as vantagens de utilizar servidores híbridos para empresas e como a locação de servidores pode ajudar o meio corporativo.
O que são servidores híbridos? Qual a diferença entre eles e os servidores que usam memória flash ou hard disk?
O armazenamento híbrido ou hybrid storage é um sistema de armazenamento de dados que suporta tanto hard disk (HDD) quanto memória flash (SSD) na mesma solução. O objetivo dessa combinação é proporcionar maior desempenho e segurança que os sistemas equipados apenas com HDs.
Isso é possível graças a um recurso conhecido como “tiering”, que aloca os dados em “camadas” de acordo com o uso. Neste sistema, os dados mais acessados são alocados para a memória SSD, enquanto os menos acessados são colocados no disco rígido (HDD).
Entenda a seguir como funciona cada camada dos servidores híbridos.
Camada de memórias SSD ou Flash: O maior responsável pela performance de um servidor híbrido é a camada flash. Formada por memórias SSD padrão SATA, placas NVMe ou memória M.2, essa é a área de armazenamento que cumpre a promessa de alto desempenho para sistemas de armazenamento de baixo custo.
Quanto maior for essa camada, maior será a quantidade de dados alocadas em cache e maior será o custo da solução.
Camada de disco rígido: A segunda camada do sistema de armazenamento híbrido é composta pelas próprias unidades de disco rígido. Discos de maior capacidade geralmente possuem menor custo por terabyte, economizam energia e são mais confiáveis.
Hard disks SATA ou SAS já atingem 16TB e já são facilmente encontrados no mercado. A cada novo aumento de capacidade feito pela indústria, o preço por TB diminui substancialmente.
Os servidores e storages equipados com arranjos baseados apenas em hard disks sofrem com problemas envolvendo a latência, isto é, com o tempo de resposta dos discos rígidos após uma requisição. Este problema é solucionado através da memória flash, que é um dispositivo de armazenamento não volátil, podendo ser apagada e reprogramada eletricamente. A memória flash também é livre de partes móveis e, por isso, possui taxas de latência menores que os HDDs.
Servidores híbridos: segurança e desempenho
Um sistema de armazenamento não é formado apenas por componentes de armazenamento como discos e memórias. Controladoras, processadores, portas de comunicação e softwares que fazem parte da solução também entram na equação de desempenho.
No caso dos servidores híbridos, o fato de contar com alguns SSDs melhora consideravelmente o desempenho do sistema, seja apenas para aumentar o cache ou para deslocar totalmente os dados mais acessados para camadas de maior performance, o famoso tiering que explicamos mais acima.
No entanto, quanto mais flash qualquer sistema de armazenamento possuir, maior será seu custo inicial de aquisição e menor será a energia consumida pela solução. Por outro lado, os módulos flash também ocupam menos espaço, diminuindo a área ocupada no datacenter e exigindo menor investimento em refrigeração.
Com a constante evolução da tecnologia, os sistemas de armazenamento híbridos rapidamente se tornaram a melhor opção para qualquer organização que precisa de acesso mais rápido aos dados armazenados.
Funções essenciais como backup, archiving, cold storage, gerenciamento de documentos e servidor de arquivos não estruturados são apenas algumas das aplicações que podem ser solucionadas com a implantação de servidores híbridos.
Quanto à segurança, armazenar dados em memórias flash é mais seguro que utilizar hard disks. Isso acontece porque os HDs que conhecemos precisam girar seus pratos e mover as cabeças de gravação/leitura para acessar qualquer informação. Ou seja, parte do tempo é gasto em processos mecânicos para chegar ao local exato do disco onde os dados estão armazenados, com risco de eventuais falhas mecânicas.
Por outro lado, as memórias flash armazenam os dados sem uso de partes mecânicas, por isso estão menos sujeitas a falhas. Todos os dados são armazenados e acessados eletricamente, aumentando a segurança do sistema e diminuindo a latência nas requisições dos usuários.
Quais as vantagens de utilizar servidores híbridos para empresas?
Agora que você já sabe como os servidores híbridos funcionam, que tal conhecer as vantagens de utilizar esse tipo de servidor na sua empresa? Entenda mais a seguir!
1 – Performance e segurança superior: Sistemas baseados em memórias flash aliados à tecnologia tiering entregam performance realmente surpreendente e são muito seguros.
Como memórias flash são sistemas não voláteis, o armazenamento flash por camadas oferece mais segurança que antigos sistemas baseados em discos rígidos contra a perda de dados.
2 – Redução de custos: Ao observar os problemas comuns a servidores que utilizam apenas HDs, algumas pessoas podem pensar que trocar todos os HDs por SSDs é a melhor solução. Em tese, sim. Na prática, isso representa um investimento considerável, pois o uso de memória flash é muito mais caro e requer mais energia.
Neste sentido, o servidor híbrido combina o baixo custo dos HDs à performance dos SSDs, criando uma solução viável tanto financeiramente quanto em questão de desempenho.
3 – Maior organização: Ao alocar os dados menos utilizados nos HDs e aqueles de maior recorrência na memória flash, os servidores híbridos promovem maior acessibilidade e organização dos dados da sua empresa.
Locação de servidores: saiba como essa solução pode ajudar sua empresa!
Agora que você já sabe dos benefícios dos servidores híbridos para a sua empresa, deve estar pronto para adquirir esses equipamentos. No entanto, será que a compra de servidor é vantajosa? Ou será que é melhor optar pela locação?
A decisão entre a compra ou locação de servidores não é difícil, tanto em vista que o aluguel é a opção mais vantajosa por diversas razões.
Primeiramente, a locação reduz vários custos. Isso porque a compra envolve um gasto muito alto, que pode impactar negativamente o fluxo de caixa e limitar recursos para outros investimentos essenciais. Já a locação permite distribuir o custo ao longo do tempo, pois a sua empresa paga parcelas mensais definidas no pacote contratado.
Além disso, a tecnologia avança rapidamente. Com a locação de servidores, a sua empresa tem acesso a equipamentos sempre atualizados, sem precisar se preocupar com trocas constantes.
Por último, mas não menos importante, os contratos de locação também incluem o serviço de manutenção ou suporte de TI. Então, sempre que um equipamento apresentar problemas, profissionais de tecnologia estarão à sua disposição para resolver a situação, reduzindo o tempo de inatividade e os custos associados.
Independentemente do modelo de servidor escolhido para a sua empresa, o melhor investimento que você pode fazer é realizar o aluguel de servidores com a Brain Tecnologia.
A locação possibilita a economia de custos, pois você não precisa arcar com os gastos iniciais que ocorrem na compra de equipamentos de TI. Além disso, o valor da mensalidade da locação é consideravelmente inferior às parcelas da aquisição.
Então, que tal apostar no aluguel de servidores para a sua empresa? Na Brain Tecnologia, você pode realizar a locação dos melhores servidores para a sua empresa. Nossos pacotes de locação são planejados conforme a sua demanda, para que a sua empresa desfrute do melhor que a tecnologia tem a oferecer.
Além da locação de servidores, também somos especialistas em outras soluções tecnológicas, como Office 365, Cloud e Segurança, locação de equipamentos de TI e mais. Fale com a nossa equipe e conheça todos os nossos diferenciais.
Para mais textos como esse, acompanhe o blog e as redes sociais da Brain: Facebook, LinkedIn e Instagram. Até mais!